1º Seminário da Conap c/ ACAM Realizado em Sete Lagoas
A empresa CONAP apoiou e participou com sua equipe técnica de assessor jurídico, técnico em TI, técnico em orçamento público do I Seminário da Associação das Câmaras Municipais e Vereadores de Conceição do Mato Dentro realizado no dia 06 de dezembro de 2017, no auditório da ACI em Sete Lagoas - MG.
O Seminário foi voltado a agentes políticos, servidores, gestores e secretários municipais e interessados nas diversas áreas da administração pública.
O objetivo é integrar as Câmaras Municipais e aprofundar conhecimentos sobre a correta aplicação das funções de legislar e fiscalizar do Poder Legislativo, à importância da instituição dos órgãos de controle interno para o cumprimento da legislação vigente, refletindo sobre as diversas problemáticas enfrentadas na atualidade e possibilidades de melhorias em relação às políticas públicas.
A participação de técnicos especialistas que esclareceram sobre temas relevantes como o papel fiscalizador das Câmaras Municipais, instituição dos órgãos de controle interno pelas Câmaras Municipais e outros assuntos inerentes à administração pública à luz da Constituição Federal e Normas instituídas pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.
Teve a participação especial do ex-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais Dinis Pinheiro, Presidente da ACAM Vereador João Marcos, Vereadores de vários municípios e Presidentes das Câmaras Municipais.
Dinis afirmou ser urgente uma reforma para mudar a cultura de Estado patrimonialista e do jogo de interesses que atinge a administração pública no país.
Para mudar essa realidade, Dinis enfatizou aos vereadores que é preciso união. “Se unirmos nossos corações, vamos mudar Minas Gerais e vamos mudar o Brasil. Esse é o sentimento mais forte que está inserido no coração dos mineiros. É isso que estou captando, é mudança. Quem pode fazer essa mudança é cada um de nós”, afirmou Dinis.
Também participou do seminário o jornalista e apresentador Carlos Viana e servidores de Câmaras Municipais e consultores.